07/02/2017

Peitinhos de frango recheados com alheira e grelos

Adoro fotografia. Adoro fotografar. Adoro desfolhar um álbum de fotografias calmamente e reviver os momentos e memórias guardados, muitas vezes esquecidos, naqueles pedacinhos de papel cheios de vida. Sou completamente apaixonada por álbuns antigos, daqueles que têm uma folha de papel vegetal a proteger as fotografias. O meu álbum de fotografias de criança é assim. O meu álbum de casamento é assim. O álbum do Batizado do Afonso também é assim e lembro-me que já não foi nada fácil encontrá-lo.
O problema desta era digital é que tiramos demasiadas fotografias. Contra mim falo, que estou a tentar fazer o meu primeiro álbum digital, e só para escolher as fotografias vi-me grega... Mas tem que ser, tenho fotografias para imprimir há séculos e da Maria tenho apenas as da sessão de Natal que fez na creche [valha-me o fotografo fantástico com paciência de Jó para apanhar os meus dois rebentos num registo que levou a minha Mãe às lágrimas ao desembrulhar a moldura com a fotografia dos netos na Noite de Natal].
Nos últimos tempos a minha lente tem-se virado mais para a bebé, que do alto dos seus nove meses, sabe perfeitamente quando está a ser fotografada. Faz-se à objetiva como um modelito! E faz caretas. Claro que perco-me e passamos tardes e tardes assim! 
Consegui tempo para uma sessão mais elaborada porque estava na casa da aldeia e por lá há sempre pares de mãos e braços disponíveis para entreter a pequena. 
Esta foi uma receita preparada para a revista online Portugal de Sabores e Tradições, onde podem ler também uma entrevista minha.
O cheirinho era tão bom que nem a gata resistiu e veio fazer-nos companhia, quem sabe a tentar a sua sorte!

Ingredientes para 4 pessoas:
3 peitos de frango
1 alheira
150 g de broa de milho
1 molho de grelos de nabo
2 maçãs
3 batatas
2 cebolas
300 ml de vinho branco seco
4 folhas de louro
2 dentes de alho
azeite
sal
pimenta

Arranje os grelos de nabo e coza durante 6-7 minutos em água temperada com sal, sem tapar a panela. Retire a água e reserve.
Faça um corte nos peitos de frango, de modo a conseguir colocar o recheio.
Tempere com sal e pimenta.
A meio do peito de frango, coloque uma camada de grelos e 1/3 da alheira. Feche, enrolando com fio de cozinha.
Repita com os outros peitos de frango.
Corte as maçãs aos quartos e retire o caroço. Descasque as cebolas e corte aos quartos. Descasque as batatas e corte longitudinalmente, aos quartos.
Deite um fio de azeite num tabuleiro.
Coloque os peitos de frango recheados no meio do tabuleiro.
Distribua as batatas, as maçãs, as cebolas e tempere com um pouco de sal. Distribua os dentes de alho, apenas esmagados com a casaca e as folhas de louro.
Regue com metade do vinho branco.
Leve ao forno quente a 200ºC durante 40 minutos.
Refresque o assado com o restante vinho e coloque a broa triturada por cima dos peitos de frango.
Sirva com os legumes e laranja às rodelas ou aos quartos.

1 comentário:

Cátia disse...

Sei bem do que falas em relação às fotografias.
Tenho uma pasta no pc com fotos seleccionadas para imprimir e ainda não o fiz.
Hoje o encantamento pelos álbuns foi-se perdendo, mas a minha paixão pela fotografia não e para mim não há nada melhor que fotos "físicas" :)
Esta receita é uma excelente opção, gosto muito, apesar de não ser fã de alheira admito que é combinação que comeria sem me queixar porque o aspecto é delicioso e o sabor nem quero imaginar porque fico já cheia de fome!
Um beijinho!*

Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...
blog design by WE BLOG YOU